SUPERAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE CRISE


Cotidianamente consultores, empresários e executivos estão lidando com os conceitos e modelos de gestão que são apresentados por diferentes institutos, associações ou academias.

Muitos que eram de vanguarda hoje já se mostram pouco aderentes às necessidades das empresas demonstrando que os modelos de gestão também se desgastam ao longo do tempo, sendo necessária uma visão de inovação e atualização periódica para aplicar o que é mais aderente a realidade do momento.

O cenário atual da economia brasileira apresenta a cada edição de notícias, empresas que construíram uma tradição em suas áreas de atuação, conquistando mercado em diferentes setores, oferecendo soluções através de serviços em vários segmentos, como empreendimentos privados, obras públicas, instalações residenciais, comerciais e industriais atravessando um quadro de restrições de gestão, gerado por um intenso atraso de recebíveis, queda de demanda e interferências externas.

Atrelado a tudo isso está o que os especialistas financeiros classificam como “Caos Tributário” onde o II – IR – IPI – ITR – ICMS – IPTU – ISSQN são apenas alguns exemplos de impostos que compõem a grande malha tributária brasileira. Novos impostos são criados, velhos são reorganizados, ajustados, esquecidos, não aplicados e revogados inúmeras vezes. Isso é o chamado caos tributário, um dos grandes entraves para a produtividade na área tecnológica no Brasil.

Isso leva a condições econômico-financeiras desfavoráveis, com consequências como fluxo de caixa negativo, pendências no pagamento de tributos e impostos, débito junto a instituições financeiras e fornecedores resultando no enfrentamento de ações judiciais.

O resultado disso tudo é a perda da capacidade operacional das empresas.

Em um momento como esse é preciso discernimento, informações confiáveis, senso de prioridade e serenidade, evitando ao máximo a passividade. Mas como conseguir isso em um ambiente conturbado, com fornecedores batendo a porta, ligando, enviando e-mail, bloqueando entregas?

É preciso cuidado pois existem os modelos de gestão obsoletos e os doutores em soluções, que aparecem em um momento de grande tensão com conselhos que fazem parecer que todos os problemas vão acabar.

Para quem está neste contexto é difícil encontrar um caminho, por isso é preciso contar com algum tipo de apoio.

Com soluções e ferramentas personalizadas a PROFITTO atua oferecendo serviços de assessoria empresarial, que podem ser customizados, com o objetivo de convergir com as necessidades do momento em que as empresas estão.

A base de uma recuperação está na preservação dos valores Intangíveis de uma empresa, onde os problemas são enfrentados com integridade e honradez valorizando a simplicidade e o relacionamento institucional.

A atuação da PROFITTO tem como meta identificar os pontos críticos e indicar as ações de melhorias, que contribuirão para os resultados financeiros das empresas.

Isso é feito através do levantamento econômico financeiro com a verificação de cenários, discriminação dos meios de recuperação, viabilização de recebíveis, definições de diretrizes para os negócios, demonstração da viabilidade econômica e interface de negociação com os credores.

O objetivo principal é a superação da situação de crise econômico-financeira, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, dos postos de emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação do negócio, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Nesse caminho de reequilíbrio e retomada operacional muitas dúvidas surgem:

Como manter a marca e o acervo técnico para as licitações e novos negócios?

É possível uma gestão eficaz e responsável do passivo?

Ocorrerá um acompanhamento dinâmico das ações e reações?

Há formas para recuperar possíveis recebíveis hoje descartados?

E os riscos de ações judiciais?

Quais são as implicações para os sócios?

As respostas para estas questões serão encontradas à medida em que uma sequência de ações forem implementadas.

É necessário criar uma nova interface de negociação com clientes, fornecedores, órgãos públicos, funcionários e demais credores. Realizar a implantação, avaliação e aprimoramento do fluxo de caixa permitindo o tratamento da incerteza nas previsões de entradas e saídas de valores. Criar um ambiente para a implementação de processos com nova mentalidade gerencial e treinamento dos envolvidos na sua operação

Para isso a PROFITTO implementa um plano executivo iniciado com o levantamento dos dados através da realização de reuniões presenciais na sede das empresas para obtenção das informações necessárias.

Em seguida é elaborado o relatório geral.

Com isso é possível avaliar as informações obtidas e definir o direcionamento das ações necessárias através da elaboração do Plano de Ação.

Na sequência vem a implantação e o acompanhamento periódico deste plano.

Com isso, passa a existir um ambiente coorporativo para o surgimento dos resultados, com a obtenção de informações seguras e completas para avaliação do cenário financeiro e identificação da capacidade financeira necessária para a retomada da operacionalidade.

Em paralelo avançam as renegociações das dívidas atrasadas que estão impedindo a regularização de cadastros e habilitação para participar de novos negócios e a definição de estratégias para conclusão dos contratos em curso e inserção em novos mercados.

Assim através do alinhamento das ações e implantação de um planejamento que utiliza ferramentas de gestão adequadas, é possível uma retomada da condição operacional para continuar enfrentando o cenário desfavorável que as empresas estão atravessando.

Referências:

Revista Viver Brasil Janeiro 20 - 2017- Artigo Razão e intuição - Mirian Gomes Chalfin

Revista Vértice 32 - Artigo Caos Tributário